Mas afinal o que são as listras?
As listras climáticas são uma série de barras verticais coloridas que mostram o aquecimento progressivo do planeta em uma única e impressionante imagem. Criadas pelo Professor Ed Hawkins da Universidade de Reading em 2018, elas mostram claramente como as temperaturas médias globais aumentaram ao longo de quase dois séculos, sem usar palavras, números ou gráficos.
Como elas funcionam?
Cada faixa representa a temperatura média de um ano, em relação à temperatura média do período como um todo. Tons de azul indicam anos mais frios do que a média, enquanto o vermelho mostra anos mais quentes do que a média.
A faixa acentuada de faixas vermelhas profundas no lado direito do gráfico mostra o aquecimento rápido do planeta nas últimas décadas.
O aquecimento global por regiões, países, estados
Os gráficos das faixas climáticas mostram como nenhum canto do mundo está imune aos efeitos do aquecimento global. Imagens de faixas para mais de 200 países, estados e cidades estão disponíveis para download gratuito no site showyourstripes.info.
Você pode baixar e compartilhar nas suas redes sociais, e usar a #ShowYourStripes
PODEMOS OBSERVAR O AUMENTO GRADUAL DAS TEMPERATURAS ONDE VIVEMOS E COMPARTILHAR ESSAS IMAGENS. CADA UM DE NÓS DESEMPENHA O PAPEL DE EDUCADOR E INFLUENCIADOR NA SOCIEDADE ATUAL.
Impacto Global
Os gráficos de faixas de temperatura estão tendo um impacto significativo em todo o mundo. Em apenas uma semana após o lançamento em 2019, mais de um milhão de pessoas baixaram os gráficos do site.
Apresentadores de previsão do tempo, cientistas e ativistas de todo o mundo continuam a usá-los e compartilhá-los nas redes sociais, usando a hashtag #showyourstripes a cada junho, no solstício de verão/inverno.
As faixas apareceram no palco principal do Reading Festival, em distintivos usados por senadores americanos, em protestos estudantis pelo clima e em veículos elétricos, bondes e trens. O Professor Ed Hawkins já criou outras imagens, como a animação “espiral climática” da temperatura global, que foi usada na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio.
Veja no link algumas utilizações das faixas pelo mundo.